Agora é hora de entrar no assunto do registro de domínio, que é um dos passos mais importantes na hora de criar o site, já que o nome vai acompanhar o site por alguns anos, então, escolher tanto o nome do site quanto a empresa que vai registrar o mesmo são etapas muito importantes.

Caso nunca tenha ouvido falar sobre o registro de domínio, ele nada mais é do que o nome que dará ao site para que as pessoas possam acessar e conhecer um pouco sobre você.

Esse nome terá uma extensão que pode ser “.com”, “.net”, entre outras.

No final, o nome do site ficará algo como, www.seunome.com, e como exemplo prático, veja o nome do nosso site que é www.ciarsiterg.com, perceba que o próprio nome já identifica e diz por si mesmo o assunto que tratamos aqui no site, isso é muito importante.

Após escolher o nome de domínio é hora de escolher o provedor de hospedagem, sem ele não tem como registrar um nome de domínio.

Para quem não ainda não sabe o que isso significa esse provedor de hospedagem, vou explicar em detalhes com um exemplo pratico para acabar com as dúvidas,

A Hospedagem do site é comparada ao lugar que vai alugar para montar sua loja, onde tem que pagar um aluguel ao dono do estabelecimento para pode usar aquele ponto e montar o comentário”.

Espero que esse exemplo simples tenha ajudado. Voltando, a hospedagem seria justamente a empresa que vai escolher para que possa enviar os arquivos do site, para que as pessoas possam finalmente acessar suas informações na internet, através do nome de domínio.

De forma resumida, o nome do domínio e a hospedagem do site funcionam desta forma.

Vamos aprofundar um pouco mais apresentando o passo a passo para registrar um domínio no registro.br, (órgão brasileiro que cuida dos nomes de dominio) os passos seriam,

1- Acessar o registro.br e criar um cadastro;
2- Pesquisar e escolher um bom nome de domínio;
3- Dar inicio ao processo de registro, preenchendo suas informações físicas ou jurídicas;
4- Nessa etapa, também será solicitado os dados do seu provedor de hospedagem, por isso, é importante já ter escolhido uma empresa para hospedar o site. Caso ainda não saiba como escolher, confira o próximo artigo da série como escolher um provedor de hospedagem.
5- Após escolher um provedor de hospedagem, eles vão fornecer dois endereços que correspondem aos Servidores de DNS, sendo, “Servidor de DNS 1” e “Servidor de DNS 2”, que traduzindo, seriam o endereço da maquina que vai guardar os seu site na internet.
6- Após cadastrar os dois endereços de DNS o processo do registro de domínio estará parcialmente concluído, bastando apenas aguardar a verificação para que finalmente a forma de pagamento do domínio seja liberada.
7- Feito o pagamento, o domínio será seu pelo período de 01 ano, e antes que esse prazo expire, você receber uma nova cobrança para renovar e continuar com o domínio.

Quanto custa registrar um Nome de Domínio?

O Valor é extremamente baixo para registrar um nome de domínio. Para se ter uma ideia, ter um nome de domínio com a extensão “.com.br” custa R$ 30,00 ao ano, registrando diretamente na registro.br.

Não é um custo caro, muito pelo contrário, é um custo bem em conta que possibilita qualquer pessoa ter um site na internet. Há casos de nomes tão bons que foram vendidos por milhões, já que grandes empresas podem se interessar por algum nome de dominio que custou apenas R$ 30,00, e neste caso, para ter aquele nome valioso, algumas chegam a pagar fortunas.

Cuidados na hora de Registrar o Domínio!

Por ser muito fácil e barato, as pessoas tem o hábito de saírem registrando qualquer nome que apareça na cabeça, o que muitas vezes não gera um bom resultado. Antes é preciso pesquisar bastante antes de registrar o domínio do site.

Outra observação seria o fato das pessoas não pesquisarem por nome das empresas, mas sim pelo produto que procuram nos sites de buscas, logo, um nome como “CasadoCachorroBemAmado.com.br”, apesar de ser o nome da empresa, pode não ser uma boa na internet, pois dificilmente alguém que não a conheça vai no google pesquisar pelo exato nome da empresa, a não ser que ela venha a ser mundialmente conhecida, como acontece com poucas.

O melhor para essa casa de Pet Shop (fictícia), seria escolher um nome mais focado com o serviço que presta, por exemplo “petshopzonasul.com.br”, já que assim tende a cair nas buscas, pois as pessoas já estão acostumadas a pesquisarem por serviço de pet shop em sua região, e quem está na região sul, com certeza pode encontrar esse site no google.

Essa é a melhor opção na hora de registrar o domínio, pois se escolher um nome difícil, complicado ou mesmo uma palavra do estrangeiro, corre o risco de não ter ninguém acessando o site no dia a dia, simplesmente porque escolheu um nome de dominio errado.

Não estou dizendo que não deve registrar o domínio com o nome da sua empresa, mas estou te alertando que dificilmente ficará em primeiro no google de forma gratuita para o melhor produto que comercializa, a não ser que tenha rios de dinheiro para investir em publicidade, como é o casos de empresas como a NetShoes.com.br, que hoje todo mundo sabe que é um famoso site de compras, mas leve em consideração que isso só foi possível pelo enorme investimento em publicidade que fazem em diversos meios, seja na TV, nas camisas dos Times de Futebol da primeira divisão, nos link patrocinados dos buscadores, enfim.

Nessa brincadeira é preciso ter muito dinheiro para se tornar famoso.

Se não dispõe de rios de dinheiro para divulgar o site, é melhor pensar na possibilidade de registrar um nome de domínio mais simples e focado no produto que comercializa, já que assim pode atrair a atenção de centenas de pessoas que estão fazem buscas no google a todo instante.

Estas dicas são genéricas e podem ou não ser aplicadas ao seu negócio, pois dependendo do caso, talvez não seja interessante para você receber visitas de alguém do Acre, já que tem seu negocio restrito ao bairro da vila mariana em São Paulo. Por este e outros fatores que o processo de registrar um nome de domínio é tão importante e precisa ser pensando com calma.

Escolha um Nome de Domínio Curto, Simples e Fácil para Decorar!

Independente se for registrar o nome da empresa ou relacionado à palavra chave do melhor produto que comercializa, é importante ter a consciência que para potencializar a sua divulgação na internet, é importante que escolha um nome curto, simples e fácil, tanto para falar como para que as pessoas venham a decorar e comentar para os amigos mais tarde.

Se colocar um nome muito grande, considere a possibilidade de registrar com um hífen, já que em vez de carrosusadosbahia.com.br, é mais fácil para assimilar o carros-usados-bahia.com.br.

Por isso é importante pensar diversas vezes antes de dar entrada no registro do domínio, já que apesar de simples, essa tarefa é de grande importância para o sucesso na internet.

Registrar o Domínio “.com”, “com.br” ou com outra extensão?

Como estamos no Brasil de preferência para a terminação .com.br, mas não descarte a possibilidade de também registrar outras extensões de domínio para proteger sua marca.

Isso evita que após a criação do site e no investimento com a publicidade no nome “casadojoaquim.com.br”, mais tarde perceba que alguém resolveu se aproveitar registrando o nome “casadojoaquim.com” ou mesmo o nome de domínio “casadojoaquim.net”.

Isso pode ser bem frustrante, mas pode ser evitado com um bom planejamento na hora de registrar o domínio do site.

Consultoria na hora de Registrar o Domínio do Site!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato que posso ajudar prestando uma consultoria na escolha do nome para o site. Não cobro caro, pelo contrário, cobro a partir de 15,00 para te ajudar na escolha do nome.

Qual a melhor empresa para Fazer o Registro do Domínio e Hospedar o Site?

Hoje no Brasil, dentre as varias empresas que já testei nos sites que possuo, recomendo a hostgator que oferece uma boa estrutura por um preço mais em conta.

Uma boa estrutura significa que dificilmente o site vai ficar fora do ar na empresa, e caso isso venha a ocorrer, eles não te deixam na mão como muitas empresas gratuitas, pelo contrário, eles resolvem o problema rapidamente.

O lado positivo é que é possível registrar o domínio e já hospedar o site na mesma empresa, o que deixa essa etapa ainda mais fácil e barata. Sem contar que precisaria pagar apenas um boleto para quitar o nome do domínio e a hospedagem anual (caso opte por um plano de hospedagem anual).

Agora que aprendeu sobre o registro de domínio, é hora de conhecer sobre os planos de hospedagem de sites!

Dúvidas sobre o Registro de Domínio? Deixe um Comentário!

Share and Enjoy

  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!
  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!
  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!
  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!
  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!
  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!
  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!
  • wp socializer sprite mask 32px Registro de Domínio!